Inspeção Rotineira

Verificação do nível de óleo
Cheque o nível de óleo do motor toda semana. Para fazer a inspeção o automóvel deve estar em local plano, com o motor já resfriado, após ter ficado algumas horas em descanso. O nível correto deve ficar entre as marcas mínima e máxima da vareta. Lembre-se que o excesso de óleo pode sujar as velas e o sistema de alimentação nos carros, com o carburador. Ao contrário, a falta do mesmo compromete a lubrificação das partes móveis internas, podendo causar o travamento ou desgaste antecipado do motor. Tendo que completar o nível, utilize óleo da mesma marca, especificação e classificação da do óleo original.

Lavando o motor no posto
Os automóveis equipados com injeção eletrônica são mais sensíveis à água durante as lavagens. Por isso evite o procedimento o motor com muita freqüência nos postos de abastecimento. A água sob elevada pressão pode infiltrar nos terminais e sensores do sistema de ignição e cortar o contato elétrico, impedindo que o motor funcione. Em modelos com central eletrônica instalada dentro do cofre -do motor, pode haver uma pane nesse componente. Se a lavagem do motor for inevitável, envolva a central eletrônica com um plástico e evite esguichar água nos terminais.

Completando a água do radiador
Verifique o líquido do sistema de refrigeração (radiador e vaso de expansão) sempre com o motor frio. Faça isso a cada semana, de preferência logo pela manhã, antes de sair de casa. O nível correto deve ficar entre as marcas máxima e mínima do reservatório de expansão. Nunca deixe o frentista do posto abrir a tampa do radiador ou reservatório com o motor quente. A água aquecida aumenta de volume e se perde quando a tampa é liberada. Em caso de superaquecimento, espere o motor esfriar totalmente antes de completar o nível. Feito isso, ligue o motor e adicione a água fria aos poucos. Isso evita um choque térmico que poderia causar o empenamento do cabeçote e outros problemas mais sérios ao veículo.

Profundidade dos sulcos dos pneus
Desenhados para escoar a água em contato com a banda de rodagem, os sulcos dos pneus devem manter uma profundidade mínima de 1,6 mm. Abaixo dessa medida, tendem a perder a aderência quando em contato com a superfície molhada ou em condições de baixo aderência. Além disso, carros com pneus lisos estão certamente sujeitos a multa na estrada. Alguns modelos de pneus vêm com indicador de desgaste, em geral uma marca gravada ou marca de tinta na borracha. Sendo assim, não se esqueça de fazer o rodízio de pneus a cada 10 mil km - para tornar o desgaste mais uniforme- e não pense duas vezes em trocá-los quando estiverem gastos.

Como verificar a calibragem
Verifique a calibragem dos pneus semanalmente. Ela deve ser checada sempre com os pneus frios, de preferência pela manhã, no posto mais próximo de sua casa, assim que começar a rodar. A explicação é simples: quando o carro está em movimento o atrito da roda com o piso aquece os pneus. Isso aumenta o volume interno de ar e faz com que a pressão se eleve. Qualquer calibragem nessas condições vai apontar uma medição alterada.

Cuidados com a manutenção da bateria
Normalmente relegada ao esquecimento, a bateria do carro também requer manutenção. Nos modelos não selados, verifique e complete o líquido a cada 30 dias, reduzindo essa freqüência no verão, período em que há maior evaporação. Procure sempre usar água destilada. Evite a água de torneira, pois a mesma contém elementos químicos ou metais que podem comprometer a vida útil da bateria. Nas baterias seladas, o orifício de ventilação/refrigeração dos elementos deve estar sempre desobstruído para evitar o acúmulo de gases em seu interior e, conseqüentemente, uma futura eventual explosão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá! tudo bem?
muito bom o seu blog hein... continue assim!
tenha um bom feriado,
Abraço

http://autoswallpaper.blogspot.com