Nos últimos três anos, ao mesmo tempo em que o segmento de sedãs médios crescia fortemente, os hatches perdiam terreno. As fábricas pisaram no freio e deixaram de atualizar seus modelos – o que só colaborou para diminuir ainda mais sua participação. A GM se antecipou nessa situação e enxergou uma oportunidade para ganhar mercado. E o Vectra GT é o resultado.
As linhas são belas, com uma perfeita integração da traseira do europeu Opel Astra. Mais do que apenas o redesenho do modelo alemão, o Vectra GT tem mesmo os componentes estruturais da carroceria naquela seção. Pode parecer confuso, mas é mais um fruto do compartilhamento global de arquiteturas implantado pela GM. E na prática, dá certo.
São duas as versões: a GT e a GT-X, mais equipada e cara. A primeira custa R$ 59,99 mil e vem equipada com airbag duplo, ar-condicionado digital, faróis com máscara negra e lâmpadas especiais de luz mais forte (com regulagem elétrica de altura), travamento automático das portas, vidros elétricos com acionamento um-toque nas quatro portas, sensor de chuva e pneus 205/55 R16 em rodas de 16 polegadas. Tudo de fábrica.
A GT-X por sua vez, traz, por R$ 68,99 mil, sistema de freios antitravamento (ABS), retrovisores externos escamoteáveis por comando elétrico, computador de bordo, rádio toca-CD com leitor de MP3, bancos de couro e pneus 215/45 R17, montados nas bonitas rodas cinza-escuro de 17 polegadas. As duas versões trarão de fábrica navegador via satélite da Visteon, com atualização gratuita a cada seis meses.
Sua oferta de equipamentos de série é maior grande atrativo e também a aposta da GM para atingir aproximadamente 1.200 unidades vendidas por mês. De acordo com Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da GM-Brasil, desse montante, a versão GT ficará com 75% (900 unidades, sendo a maior parte – 60% – com câmbio manual) e a GT-X, com 25%. Oitenta por cento destes serão equipados com câmbio automático, o que não deixa de ser uma ironia.
Oferecendo mais, a fábrica também pode cobrar mais pelo produto. Assim, da mesma maneira que acontece entre os hatches compactos com o trio C3, Polo e Punto, a GM criou uma divisão “premium” no segmento dos hatches médios. São carros com maior nível de equipamento e preços acima de R$ 55 mil. Por isso mesmo definiu como concorrentes do Vectra GT apenas o VW Golf Comfortline (a partir de R$ 56.660) e o Peugeot 307 (começando em R$ 62,5 mil). O Fiat Stilo e o Focus seriam concorrentes do Astra, que tem preço um pouco abaixo de R$ 50 mil. Embora o Ford também tenha motor 2-litros “inflexível”- rodando apenas com gasolina.
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