Nesses tempos de tuning é importante saber o significado e o funcionamento de sistemas automotivos interessantes, tirar suas conclusões e descobrir se é ou não relevante instalá-los no seu carro.
O sistema de turbo é utilizado na mecânica como um artifício para aumento de potência em motores a combustão. Para tanto, é empregada uma peça conhecida como turbocompressor ou turbo (de turbina). Não deve ser confundido com o compressor que usa parte do torque do motor, também conhecido como compressor mecânico.Atualmente, diversos modelos de série são dotados do sistema.
Os motores aspirados são os que não utilizam de nenhum artifício para aumento do fluxo de ar a não ser a aspiração natural resultante do movimento de descida do pistão no início de cada ciclo. Neste movimento o pistão gera vácuo parcial, que resulta na entrada de ar, pois a pressão no cilindro é menor que a atmosférica.
A segunda forma se dá através da colocação de um sistema de comprensão de ar que seria um compressor mecânico.
Os motores equipados com compressor mecânico não apresentam o turbo-lag e se baseiam em princípio semelhante ao turbo-compressor. Contudo a energia necessária para seu funcionamento, parte diretamente do motor. Uma ligação por correia em um sistema de polias entre o virabrequim e o compressor.
O compressor mecânico é mais simples: sua pressão se autolimita, sendo desnecessária a válvula de alívio do motor turbo. A pressão é limitada pela relação de diâmetros entre as polias do virabrequim e do compressor.
Confira alguns modelos turbo-alimentados:
Audi (A3 1.8 T 150cvs, A3 1.8 T 180cvs, S3 225cvs, A3 2.0 FSI 200cvs) Bugatti (Veyron quadri-turbo 1001cv) Fiat (Marea Turbo 182cv, Tempra Turbo/Stile 165cv, Uno Turbo 118cv Grande Punto 1.4 155cv ou 180cv)) Mazda (CX-7 245 Hp) Peugeot (207 1.6 THP 150cv, 308 1.6 THP 150cv) Opel Vauxhall GM (Astra 2.0 16V Turbo 200cvs, Astra VXR 240cvs, Zafira OPC 200cvs, Zafira VXR 240cvs) Volkswagem (Golf GTI 1.8L 20v 193cv(com gasolina premium), Gol 1.0L 16v Turbo 112cv) Porsche (Porsche 911, atualmente com 530cv na versão GT2)
Audi (A3 1.8 T 150cvs, A3 1.8 T 180cvs, S3 225cvs, A3 2.0 FSI 200cvs) Bugatti (Veyron quadri-turbo 1001cv) Fiat (Marea Turbo 182cv, Tempra Turbo/Stile 165cv, Uno Turbo 118cv Grande Punto 1.4 155cv ou 180cv)) Mazda (CX-7 245 Hp) Peugeot (207 1.6 THP 150cv, 308 1.6 THP 150cv) Opel Vauxhall GM (Astra 2.0 16V Turbo 200cvs, Astra VXR 240cvs, Zafira OPC 200cvs, Zafira VXR 240cvs) Volkswagem (Golf GTI 1.8L 20v 193cv(com gasolina premium), Gol 1.0L 16v Turbo 112cv) Porsche (Porsche 911, atualmente com 530cv na versão GT2)
Carros que usam compressor:
Ford (Fiesta 1.0 Supercharger 95cvs, EcoSport 1.0 Supercharger 95cvs) Mercedes-Benz (SLK 320 Kompressor, SLR McLaren, C230) Jaguar (XKR, XJR)
Ford (Fiesta 1.0 Supercharger 95cvs, EcoSport 1.0 Supercharger 95cvs) Mercedes-Benz (SLK 320 Kompressor, SLR McLaren, C230) Jaguar (XKR, XJR)
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